Jaguar XK pode renascer em 2021

A Jaguar colocou um ponto final à produção do desportivo XK em 2014 – estava à venda desde 1996 – por culpa do facto das vendas não estarem a corresponder, mas alguns anos depois a marca britânica com sede em Coventry continua interessada num GT de quatro lugares (2+2).

É certo que nada disto é oficial nem foi confirmado por ninguém da marca, mas Ian Callum, chefe de design da Jaguar, sugeriu em declarações à "Autocar" que o XK pode renascer lado-a-lado com o F-Type.

"O F-Type nunca teve como objectivo matar o XK", afirmou Callum à publicação britânica. Oferecer os dois carros "foi sempre o nosso plano", acrescentou.

A confirmar-se, o renascimento do XK não deverá acontecer antes de 2021, dois anos depois da segunda geração do F-Type surgir no mercado, sendo que ambos deverão partilhar a mesma plataforma.

É certo que ainda é cedo para falar das motorizações que a Jaguar vai adoptar para este GT. Mas fazendo uma análise à distância, é possível que a marca britânica adopte um bloco a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros para a entrada de gama, sendo que as versões mais "apimentadas" R e SVR estão mais do que garantidas.

Resta agora saber se esta "sugestão" do responsável pelo design da marca de Coventry se vai confirmar. Só o tempo dirá se teremos o regresso (desejado por muitos) deste GT ou se tudo não passa de um rumor.

Em destaque